Listamos abaixo as principais dúvidas que nossos clientes costumam ter sobre consórcio. Caso tenha alguma outra, nos chame no WhatsApp.
Imagine que você e outras pessoas têm um plano em comum: comprar uma casa ou um carro, por exemplo. Aí vocês descobrem que ao se organizarem em um mesmo grupo, conseguem melhores condições. Todo mês vocês pagam uma parcela do bem que querem comprar. Sem entrada e sem juros. E todo mês alguém desse grupo é contemplado e pode usar o valor total do crédito para comprar o bem. Com o consórcio é fácil assim.
Todo mês é feita uma reunião chamada Assembleia. Ela acontece virtualmente, ou seja, você não precisa ir para algum lugar para participar. É nela que alguns membros do grupo são escolhidos, por sorteio ou lance, para receber a carta de crédito e comprar o carro ou a casa que estavam buscando. Para saber a data e os resultados da assembleia do seu grupo basta consultar o menu do Consórcio no Itaú na Internet.
A Taxa de Administração é um valor pago pelo consorciado com objetivo de remunerar a Administradora pela formação, organização e administração do Grupo de Consórcio. Esse valor é calculado a partir da aplicação de um percentual variável sobre o valor do crédito, e sua cobrança será diluída nas parcelas do contrato. O percentual utilizado para o cálculo e o respectivo valor da Taxa de Administração do seu consórcio estão indicados nos documentos da contratação.
A cobrança do valor total correspondente à Taxa de Administração será diluída nas parcelas do seu Consórcio.
Fique Ligado! A Administradora poderá cobrar, a título de antecipação de taxa de administração, o valor referente ao pagamento de despesas imediatas vinculadas à venda de cotas de grupo de consórcio, assim, as primeiras parcelas do consórcio podem ser maiores porque a antecipação pode ser cobrada em percentuais desiguais, mas não se preocupe, a soma dos percentuais cobrados à título de antecipação estará sempre limitado ao percentual total, indicado nos documentos da contratação.
É uma oferta que você pode fazer para tentar antecipar o uso da carta de crédito e comprar o seu carro ou casa. O lance ganhador é o de maior percentual em relação ao valor do bem mais as taxas. Você só consegue fazer a oferta até às 20h do dia útil anterior ao da assembleia, ok?
Com o valor do lance você pode escolher entre diminuir o valor das suas parcelas ou prazo de pagamento.
Se você for o ganhador e tiver o crédito aprovado, sua carta de crédito vai estar disponível para comprar o bem.
Você receberá uma carta e um e-mail avisando sobre a contemplação. Se você foi contemplado por lance, vamos mandar também um telegrama. Fique atento ao prazo de pagamento do lance e tarifas de serviços para a conclusão da sua contemplação. Caso o pagamento não ocorra ou seja feito fora do prazo você será descontemplado e voltará a participar das assembleias mensais normalmente.
Nessa etapa você passará por uma nova análise de crédito e deve realizar o pagamento da tarifa para os serviços de faturamento de veículos.
Após o preenchimento e envio dos documentos necessários, caso esteja tudo certo, o pagamento é liberado.
Assim que o grupo chega ao fim, o dinheiro que sobra no fundo reserva é distribuído entre os membros ativos. O depósito é feito na conta corrente de sua titularidade indicada no momento da contratação.
Por isso é muito importante garantir que seus dados bancários e cadastrais estejam sempre atualizados. Para fazer isso basta entrar em contato com a Central de Atendimento em 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (outras localidades). Você também pode alterar a conta para depósito no Itaú na Internet.
As parcelas servem para pagar o valor do carro ou da casa que você quer comprar.
O valor das parcelas é composto pelo seguinte:
- Fundo comum: é o valor usado para comprar o carro ou a casa.
- Fundo reserva: Valor que servirá para o pagamento de despesas imprevistas, como inadimplência ou cancelamento de alguns clientes. Caso não seja utilizado, esse valor será devolvido no encerramento do grupo. Esse fundo garante a segurança do grupo, ou seja, que ao menos uma pessoa por mês consiga comprar a casa ou o carro que deseja.
- Taxa de administração: é o valor pago para que a administradora de consorcio faça a gestão dos grupos, assembleias, contemplações.
- Seguro (opcional): Se você quiser, pode contratar um seguro prestamista que quita as parcelas restantes no caso de morte ou invalidez permanente total por acidente. Ao escolher esta opção, o valor do seguro entra na composição das parcelas.
Para garantir o seu poder compra, as parcelas do consórcio são ajustadas de acordo com o valor de mercado do carro ou da casa que você quer comprar.
Nas cartas de imóvel, esse ajuste acontece uma vez por ano, com base no INCC (Índice Nacional de Custo de Construção).
Nas cartas de veículo, o ajuste é mensal. As cartas que tiverem como referência um carro da marca Fiat vão seguir a tabela da própria montadora, enquanto outras marcas terão como base o valor da tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Antes de cancelar seu consórcio você pode analisar se alguma das nossas alternativas são mais interessantes. Você pode fazer a Cessão da cota, que é vender para uma outra pessoa que tenha interesse ou reduzir o valor da carta. Você pode fazer isso pela Central de Atendimento.
Mas se você desistiu do Consórcio pode cancelar acessando o menu do consórcio. Aí, você clica em “consultar”, procura por “Simular e contratar” e seleciona “Cancelar consórcio”. Depois, é só preencher o formulário com as suas informações e enviar. Dentro de alguns dias, os nossos atendentes vão entrar em contato com você para confirmar o cancelamento.
Se preferir, você também pode ligar para a nossa central de atendimento no número 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (outras localidades) e pedir o cancelamento por lá.
Se você desistiu do consórcio ou foi excluído, você receberá um percentual do valor do fundo comum pago com desconto de 15% referente à multa de rescisão. Ao invés de cancelar você pode vender sua cota para outra pessoa. Este processo se chama Cessão.
Se você saiu do seu grupo de consórcio antes dele chegar ao fim, você receberá um percentual do fundo comum pago sobre o valor do bem atualizado, descontado o valor da multa. Você pode receber esse valor por meio dos sorteios mensais de desistentes do consórcio ou após o encerramento do seu grupo. O valor será depositado na conta corrente de sua titularidade indicada no momento da contratação. Se você se arrependeu de cancelar, pode reativar sua cota após um ano e os valores do período não pago serão recalculados nas parcelas restantes.